h

h

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Como incentivar o lanchinho saudável para a criançada


Como incentivar o lanchinho saudável para a criançada
Se você está preocupado com a alimentação do seu filho durante o horário escolar, tome nota de algumas dicas para melhorar o lanche diário do seu filho.
O primeiro passo é visitar a escola e saber o que é oferecido para os alunos, é muito importante esse contato pessoal para verificar qual o cardápio adotado pela escola. Algumas têm uma preocupação maior e dispõe de um menu com sucos de frutas, ingredientes mais saudáveis, longe dos salgadinhos e frituras, em outros casos porém, a rapidez e praticidade acabam sendo o principal lema e aí a parte nutricional cai drasticamente.
Neste último caso, o melhor é investir no lanche feito em casa, além de mais barato, mais higiênico é muito mais positivo para a alimentação da criança.
Invista na lancheira
A lancheira é uma aliada e nela você pode organizar a comidinha que preze pelo sabor e nutrição.
Sucos de frutas que não fermentam facilmente podem ser acondicionados em garrafinhas, como o de maracujá. É melhor evitar os de caixa porque contém grande quantidade de açúcar. Uma porção de fruta como uvas, morango ou maçã também é importante para a quantidade de fibras que a criança necessita diariamente.
Faça um menu semanal
Para evitar o corre-corre do cotidiano que nos coloca em situações de buscar sempre o mais prático e rápido, escreva uma lista de ingredientes da semana e tente seguir. Um exemplo pode ser sanduíches saudáveis com pelo menos uma porção de verdura, mesmo que a criança rejeite repita e tente incluir na alimentação o quanto antes.
Faça bolos caseiros, são livres de conservantes e podem ser deliciosos e uma ótima opção para variar o cardápio.
Compartilhe com a criança
Na hora de organizar o lanche você pode pedir ajuda do filho e claro colocar também um doce ou uma pequena porção do biscoito preferido da criança. Dependendo da idade, vale a pena explicar que a alimentação saudável faz bem à saúde e que evita e protege o corpo de doenças, apesar de acharmos que eles não prestam atenção, hábitos alimentares tem uma ligação muito próxima com o que entra em casa na hora das refeições e o que os pais comem.
Evite refrigerantes
Os refrigerantes são práticos e estão sempre disponíveis para a compra em todos os lugares, é a bebida mais consumida após a água, segundo pesquisas. Um erro enorme é dar valor a uma bebida com nenhuma importância nutricional - muito açúcar, com muitas substâncias artificiais que prejudicam a boa forma, provocam cáries e por causa da grande quantidade de fosfato, enfraquecem os ossos. O Brasil tem uma variedade de frutas que podem ser dadas a criança em forma de sucos, saladas, vitaminas e milkshakes, invista no mais saudável.
Anualmente leve a criança ao pediatra, procure no seu plano de saúde o atendimento de um nutricionista caso tenha dúvidas sobre a alimentação de seu filho, o investimento desde cedo evita problemas futuros, é hora de colaborar para bons hábitos que ficam para o resto da vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário